• Página inicial
  • AW Comunicação
  • Serviços
  • Agenda
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Videos
  • Contato
11
jan

MATÉRIA SOBRE A JVALÉRIO NA GAZETA DO POVO DE DOMINGO DIA 08/01/2012


http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1210540&tit=Conhecimento-em-familia

Publicado em: 11/01/2012 Categoria: PDA
nenhum comentário
13
dec

EXECUTIVOS DE EMPRESAS FAMILIARES ENRIQUECEM SUA EXPERIÊNCIA COM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO


PDA – Parceria para Desenvolvimento de Acionistas, da Fundação Dom Cabral, promove troca de experiências entre pessoas de empresas familiares

Presidentes de empresas, sucessores, filhos de proprietários, executivos vindos do mercado... assim é o grupo que compõe a nova turma de participantes do PDA – Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas - da Fundação Dom Cabral, em Curitiba. As pessoas, com diferentes formações acadêmicas, experiências de vida diversas, idades díspares e trabalhando em empresas de diversos setores, estão tendo a oportunidade de trocar experiências entre si e também de balizar suas ações nas empresas a partir de sólidos conhecimentos acadêmicos trazidos pelos professores que acompanham a turma.

“Mesmo sendo de empresas tão diferentes, podemos perceber que muitos aqui têm visões parecidas de mercado e até problemas semelhantes. Por isso, a integração que criamos entre as pessoas do grupo é enriquecedora para todos”, afirma a professora Rosana Reis, que liderou os trabalhos no primeiro encontro da turma, como professora visitante a convite da Fundação Dom Cabral. Rosana é paranaense, mas mora e leciona em escolas de negócios da Europa há oito anos. Com experiência de 26 anos na área de Recursos Humanos, a professora tem se dedicado há 11 anos ao magistério superior. Morou na Itália por seis anos e atualmente mora na França, onde pesquisa o tema “o processo criativo nas empresas globalmente distribuídas”, no Instituto Superior de Gestão (ISG), em parceria com a Universidade de Bologna, onde concluiu seu PHD em Management.

Como professora do primeiro módulo do PDA, Rosana desenvolveu uma série de dinâmicas com o grupo com o objetivo de promover a integração da turma. “Esse primeiro encontro é importante para sondarmos as expectativas do grupo e podermos fazer as pessoas se entrosarem”, argumenta a professora. Com metodologias próprias para a reflexão de temas pertinentes às empresas familiares, Rosana levou os participantes a questionarem seus papeis nas empresas em que atuam, bem como o contexto de mercado em que a empresa está inserida. “A intenção é provocar alguns insights que serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses, nos encontros do grupo”, concluiu.

O PDA é um programa da Fundação Dom Cabral focado em temas do dia-a-dia das empresas familiares, que proporciona a troca de experiências entre os participantes e o aprofundamento teórico e prático de assuntos como a governança corporativa, criação de conselhos, processo sucessório, entre outros. A terceira turma iniciou os trabalhos nesse final de ano, mas ainda é possível fazer parte do programa. Os próximos encontros devem acontecer a partir de fevereiro.

Serviço:

Para conhecer mais sobre o PDA, acesse www.jvalerio.com.br. Acompanhe o PDA nas redes sociais. Twitter: @pdapr_, Facebook: http://www.facebook.com/pages/PDA-Paran%C3%A1/240416982684564

PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:

AW COMUNICAÇÃO: www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882

JORNALISTA ADRIANE WERNER: adriane@adrianewerner.com.br – (41) 8863-0464

Publicado em: 13/12/2011 Categoria: PDA
nenhum comentário
12
dec

TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE GESTORES MELHORA RESULTADOS DE EMPRESAS FAMILIARES


Participantes do PDA – Parceria para Desenvolvimento de Acionistas -relatam como aplicam na prática conhecimentos adquiridos

Trocar experiências com outras pessoas que também estão envolvidas com o dia-a-dia de uma empresa pode ser o melhor caminho para o sucesso de uma empresa de gestão familiar. “Os problemas são semelhantes, mesmo entre empresas de áreas de atuação diferentes”, afirma o empresário Cedi Dalberto, Presidente da La Valle do Brasil, participante do PDA – Parceria para Desenvolvimento de Acionistas, programa da Fundação Dom Cabral focado na reflexão sobre assuntos próprios à administração das empresas familiares.

Cedi Dalberto faz parte da turma que está em andamento, que teve seu primeiro encontro há poucos dias em Curitiba. Participantes das turmas anteriores fazem coro às suas declarações. Iael Trosman, da Laquila Peças, de Curitiba, contou que a participação no PDA serviu para reafirmar conhecimentos e informações que sempre foram repassados por sua própria família, mas que ela só percebe melhor agora, que está mais envolvida na gestão da empresa. “Pude me rever e conhecer melhor os processos da empresa. Agora me sinto mais preparada para decidir o que quero para mim e como posso colaborar com o futuro da empresa”, afirmou.

Corina Voswinckel, do Grupo Servopa, de Curitiba, disse que foi importante a troca de experiências com pessoas de outras empresas que passam por momentos semelhantes. “A diversidade de temas nos enriqueceu. A família ganhou maturidade nas discussões. Estamos refletindo sobre tudo o que foi trabalhado aqui e aplicando diversas coisas no dia-a-dia da empresa”, comentou. Para Corina, outro aspecto importante é que “o PDA atinge tanto os familiares que trabalham na empresa quanto os que não trabalham, mas que têm responsabilidade como acionistas”.

A J Valério, empresa de consultoria que representa a Fundação Dom Cabral no Paraná, acaba de lançar a terceira turma do PDA. O primeiro encontro entre os participantes já aconteceu, mas ainda é possível participar da turma em andamento. O próximo encontro está marcado para fevereiro de 2012. Mais informações no site www.jvalerio.com.br.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:

AW COMUNICAÇÃO: www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882

JORNALISTA ADRIANE WERNER: adriane@adrianewerner.com.br – (41) 8863-0464

Publicado em: 12/12/2011 Categoria: PDA
nenhum comentário
01
dec

EMPRESAS FAMILIARES MANTÊM ATITUDE EMPREENDEDORA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO


Empresas longevas tendem a ter herdeiros na administração – é o que se chama de empresa familiar

Na semana dedicada ao empreendedorismo, um assunto tem chamado a atenção: a saúde das empresas familiares. Estudos do Sebrae em todo o país mostram que as empresas, em geral, têm melhorado sua gestão, já que os índices de falência e mortalidade precoce têm diminuído ano a ano. E, nesse contexto, as empresas familiares são as que têm se mantido ativas por mais tempo.

Este é um fenômeno visível em várias partes do mundo. Um estudo desenvolvido pelos institutos IESE e Fundación Jesús Sierra, da Espanha, mostra que as empresas familiares são as mais longevas. Enquanto as empresas familiares alcançam uma média de 37 anos de atividade, as outras atingem apenas 31 anos de vida, em média. O curioso desse sucesso das empresas familiares é que ele põe por terra o velho ditado popular que diz “pai rico, filho nobre, neto pobre”, constantemente aplicado em uma visão simplista às empresas familiares.

O dito popular que zomba da administração familiar também não é exclusividade do Brasil. Pelo contrário, tem variações em diversas partes do mundo. Carla Bottino, do Portal Tudo em Família, listou alguns desses ditados: Na Inglaterra, diz-se “Shirtsleeves to shirtsleeves in three generations” (De mangas de camisa a mangas de camisa em 3 gerações). Na Itália, a expressão conhecida é “Dalle stalle alle stelle alle stalle” (dos estábulos, às estrelas, aos estábulos em três gerações). Já no México, o ditado é “Padre bodeguero; hijo millionario; nieto pordiosero” (pai comerciante, filho milionário, neto mendigo). E até na China a visão popular é parecida: “De tamancos a tamancos em três gerações” e “Fu bu guo san daí” (as riquezas nunca se mantêm por três gerações).

Mas os números estão pondo em cheque essa visão popular um tanto preconceituosa. Apesar de ainda haver muito a ser feito para melhorar as taxas de sucesso das empresas familiares, a saúde e a gestão delas vem melhorando gradativamente. Segundo a revista HSM Management, o Brasil segue a mesma média mundial: a cada 100 empresas familiares fundadas, aproximadamente 30 chegam à segunda geração, 15 passam para a terceira e apenas quatro empresas duram até a quarta geração (HSM Management, 2003).

Para ajudar a melhorar esses índices, a Fundação Dom Cabral, apontada como uma das 10 melhores escolas de negócios do mundo, desenvolveu um programa especificamente voltado à gestão das empresas familiares, o PDA – Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas. O programa promove a troca de experiências entre gestores de empresas familiares, com orientação de professores renomados, auxiliando-os a melhorar todos os pontos da gestão, desde a administração, finanças, marketing até a criação de conselhos gestores e implantação da governança corporativa.

No Paraná, a FDC é representada pela J Valério Consultoria, que está lançando nesta semana mais uma turma do PDA, a terceira implantada no estado. As primeiras turmas tiveram a participação de gestores de empresas conhecidas no estado do Paraná, de diversos ramos de atividades, como empresas de transportes, concessionárias de veículos, construtoras, entre outras.

Para mais informações sobre o PDA, acesse www.jvalerio.com.br.

(Pesquisas feitas em http://www.portaltudoemfamilia.com.br/cms/?p=1072 e http://info-derecho.com/blog/las-empresas-familiares-son-mas-longevas/)

PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:
AW COMUNICAÇÃO:
www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882
JORNALISTA ADRIANE WERNER:
adriane@adrianewerner.com.br – (41) 8863-0464

Publicado em: 01/12/2011 Categoria: PDA
nenhum comentário
01
dec

EMPRESAS FAMILIARES BUSCAM CAPACITAÇÃO COM PROGRAMA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL


Programa ‘PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACIONISTAS’ tem o objetivo de preservar e maximizar o patrimônio das empresas geridas por famílias, preparando a continuidade dos negócios

O Brasil tem cerca de 8 milhões de empresas de todos os portes. Estimativas dão conta de que aproximadamente 90% delas sejam as chamadas empresas familiares, ou seja, sua direção é dividida entre os membros de uma mesma família. E isso acontece em empresas das mais diversas áreas e portes.

Para ajudar as empresas e famílias a preservarem seu patrimônio, fazê-lo crescer e manter sua gestão saudável, preservando as relações familiares, a Fundação Dom Cabral, instituição brasileira considerada uma das 10 melhores escolas de negócios do mundo (ranking do Financial Times de 2011), desenvolveu o programa Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas – PDA, um projeto amplo de capacitação que possibilita o amadurecimento das pessoas proprietárias de empresas familiares para melhor conduzirem seus negócios. O PDA promove a troca de experiências entre os participantes, proporcionando encontros entre os participantes e desenvolvendo o alinhamento das estratégias da empresa de acordo com sua missão.

Entre os assuntos analisados nos encontros, estão as relações de confiança, os papeis e responsabilidades das pessoas nas empresas e nas famílias, assuntos relativos ao patrimônio, questões jurídicas, riscos dos acionistas e regras para a gestão. Um dos grandes passos proporcionados com o programa de capacitação é a preparação das empresas familiares para a adoção de práticas de governança corporativa. Com essa metodologia, os participantes são capacitados a estabelecer uma linguagem comum entre os familiares, encontrando os melhores caminhos para o sucesso dos negócios.

A estrutura do programa é dividida em módulos presenciais, com monitorias aplicadas, diagnóstico de coesão familiar e a busca do desenvolvimento das novas gerações, preparando as empresas para o processo sucessório. No Paraná, já foram formadas três turmas, com um total de 162 empresas participantes. Uma nova turma está com inscrições abertas para início em novembro. Mais informações em www.fdc.org.br.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:
AW COMUNICAÇÃO:
www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882
JORNALISTA ADRIANE WERNER:
adriane@adrianewerner.com.br – (41) 8863-0464

Publicado em: 01/12/2011 Categoria: PDA
nenhum comentário

Páginas: 1   2   3  

Categorias

  • Ação Consultoria (2)
  • Cleusa Slaviero (7)
  • Crônicas e Artigos (23)
  • Dionísio (14)
  • Farol Multimídia (2)
  • PDA (7)
  • Risotolândia (7)
  • William (6)

Arquivos

  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Março 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Setembro 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Julho 2014
  • Junho 2014
  • Abril 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Dezembro 2012
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Agosto 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012
  • Maio 2012
  • Abril 2012
  • Março 2012
  • Fevereiro 2012
  • Janeiro 2012
  • Dezembro 2011
  • Novembro 2011
  • Outubro 2011

Facebook

Últimas no Twitter

hidea.com

Rua Joaquim Mariano Ribas, 107 | Guabirotuba | Curitiba | Paraná | CEP: 81520-480
Fone:(41) 3082-8882 - e-mail: contato@adrianewerner.com.br